Como o corpo e a mente se comportamTextosComo o corpo e a mente se comportam

Como o corpo e a mente se comportam

Nenhum organismo vivo consegue suportar longos períodos de estresse e com o corpo humano isso não é diferente, cedo ou tarde ele irá sucumbir uma vez que não foi programado para isso.

A exposição às situações do chamado estresse crônico impacta considerável e negativamente a saúde física e mental acarretando o surgimento de sintomas como:

• Mudanças no apetite, na energia, nos desejos e interesses;
• Problemas para dormir e maior presença de pesadelos;
• Reações que podem ser até mesmo físicas, como dores de cabeça, no corpo, problemas de estômago e erupções cutâneas…
• Dificuldade de concentração e tomada de decisões;
• Sentimentos de medo, raiva, tristeza, preocupação ou frustração;

O QUE FAZER?

Dormir bem, se nutrir, praticar atividades físicas regularmente são os itens básicos para termos melhor controle sobre o estresse, mas o que mais?

Além dos hábitos mencionados acima os quais prático, seguir apresento uma relação de ações que eu tomo e que auxiliam significativamente para eu atuar em alta performance:

• Prática do mindfulness ou atenção plena: aumenta o poder de concentração e foco no presente. Condicionar-se a utilizar com maior frequência a palavra “hoje” em suas frases. Utilize por exemplo a frase: “O que farei hoje?” Ao invés de “O que farei no final de semana?”

• Encontre e trate muito bem dos seus momentos de lazer: nunca se esqueça e nem deixe de praticar a técnica da descarga x recarga.

• Cuidado com o que você abastece sua mente: controle o tempo que você fica nas redes sociais, filtre as notícias e informações que chegam até você, não permita que notícias, energias ou vibrações ruins ocupem a maior parte do seu tempo. Não dê espaço para o que não agrega.

• Não use ou evite o consumo excessivo de drogas, álcool e alimentos industrializados: lembre-se da diferença entre prazer e satisfação, encontre o equilíbrio entre ambos.
Invista sua energia em seus pontos positivos: reflita sobre as coisas boas que você possui e viva um dia de cada vez.

• Peça ajuda: ser independente não é ser sozinho. Felicidade só é completa quando compartilhada.

Sempre digo que para sermos genuinamente livre é essencial termos uma mente sã e emoções sãs num corpo são, portanto, cuide dessa tríade e conte conosco nessa jornada.


Garanta já sua vaga

Quer saber nossas novidades antes de todo mundo? Fale conosco abaixo!

Somos um instituto que existe para transformar vidas através de treinamentos, mentorias e formações voltadas para o desenvolvimento pessoal.

Instituto Márcio Cafezeiro © 2023 · Desenvolvido por 🍋 Agência Limonada